As 5 liçoes do meu Erasmus

Há quatro anos atrás estava a começar o meu Erasmus, decidi partilhar convosco o mais importante desta aventura.
Eu sempre soube que ia querer fazer Erasmus, fazer as malas e ir descobrir uma coisa nova, enfrentar obstáculos e ser desafiada. Quando a altura certa chegou não hesitei, primeiro entrei na Universidade do Rio de Janeiro (mara!!!) e depois soube que também tinha sido aceite em Istambul, só precisava de decidir qual das aventuras é que preferia. O Rio de Janeiro deve ser electrizante, principalmente para quem quer estudar publicidade, mas eu iria ter de viver com familiares, então lancei-me de cabeça para Istambul mas pouco tempo depois a instabilidade na cidade aumentou significativamente e tive de desistir. Por aquela altura a minha única hipótese era Espanha, e o que é que fazem os teimosos? Vão à mesma, vão em frente, vão com o pouco que têm à procura de tudo o que querem. 

Para quem foi aceite no Rio de Janeiro, acabar numa província em Espanha não foi nada maravilhoso. Mas esta é a minha história e estas são as cinco coisas mais importantes que aprendi em Erasmus (e não, nenhuma delas é Espanhol...)

#AS AMIZADES EM ERASMUS TAMBÉM SÃO PARA A VIDA

Inicialmente éramos quatro portugueses a ir para aquela faculdade "para trás do sol posto onde o diabo esfrega um olho, aka Segóvia" mas rapidamente acabámos reduzidos a três: eu, a Mónica, que é só a amiga que toda a gente precisa de ter na vida, e a Sara, que era quase uma desconhecida para mim. A verdade é que fui com uma grande amiga e voltei com duas grandes amigas, esta é a melhor multiplicação que vos pode acontecer em Erasmus. Quero-as na minha vida para sempre, mesmo que tenha que cozinhar para elas para sempre :)

#POR MUITAS SAUDADES DE CASA QUE POSSAS TER, VAIS ACABAR POR TER SAUDADES DO TEU ERASMUS PARA SEMPRE

Se achas que nunca te vais sentir "home sick", estás muito enganada! Vais sentir saudades de casa, da família e dos amigos e de tudo mais que houver para sentir saudade, e nós portugueses somos muito bons nisto de sentir saudades. Vais sofrer, chorar,vais trancar-te no quarto e trepar paredes, mas tudo passa. E passa rápido. Vais acabar por sentir saudades dos cheiros da cidade onde viveste, vais sentir saudades dos "roommates" e das danças na cozinha enquanto cozinhavam, vais sentir saudades até das lágrimas, da gargalhada de uma Sara e das torradas e chocolate quente de uma Mónica. Acredita, o melhor de Erasmus são as pessoas e as saudades com que vais ficar de tudo o que viveste.

#NUNCA, POR NADA NESTE MUNDO, VAIS ESQUECER O QUE VIVESTE EM ERASMUS

Acho que o Erasmus é uma experiência muito intensa, vivemos tudo a mil à hora, o impacto que tudo aquilo tem na nossa vida é maior. Por isso é que nunca vamos esquecer nada, e vamos milagrosamente aprender com tudo o que vivemos. Nunca me vou esquecer de estar a dançar de pijama no meio da cozinha e ser apanhada pelos vizinhos, nunca me vou esquecer de quando ficámos sem luz, não me vou esquecer dos espanhóis que adormeciam sempre nas aulas de música, nunca me vou esquecer de quando tivemos que andar kilometros para ir a um cinema sem ser doblado, não me vou esquecer dos passeios de domingo nem do chocolate quente, e também não me vou esquecer das nossas tristes caras quando chorámos baba e ranho. Tudo incrível, tudo deixa saudade.


#AS COISAS MAIS IMPORTANTES QUE VAIS APRENDER ESTÃO FORA DA SALA DE AULA

Não aprendi nada de especial com os nuetros hermanos, eles estão a anos luz de nós. Aprendi que as aulas de Zumba e Pilates faziam maravilhas, especialmente quando os dias têm temperaturas a baixo de zero. Aprendi que os espanhóis são mesmo arrogantes e que é muito fácil aprender espanhol sem pegar num livro. E aprendi a viver com outras pessoas, aprendi a respeitar a individualidade de cada um, aprendi a desfrutar do tempo, aprendi a aproveitar cada segundo, aprendi a descobrir coisas novas todos os dias, aprendi a ser 100% livre e depois aprendi que fui muito feliz em 100% dos dias. 

#A TUA FAMÍLIA VAI APRENDER A MEXER NO SKYPE E NO FACEBOOK EM 24H

A minha avó criou conta no Facebook e sempre que me apanhava online perguntava como estava a correr, fazia facetime comigo para me ajudar a preparar um prato de bacalhau, a minha mãe punha a minha gata a falar comigo e o meu irmão fez mais caretas do que conversas. Mas o importante é reter é que eles vão estar lá sempre para ti, mesmo quando estás a mais de 1000km de casa. A tua família e os teus amigos vão estar lá sempre, independentemente da distância ou do fuso horário. Don't worry, it will be fine :)

O meu maior conselho é: vai! E se parecer que é muito difícil vai à mesma!

E vocês já fizeram Erasmus? Ainda estão a pensar fazer? Contem-me a vossa experiência!
PS - Se queres mesmo fazer Erasmus, não deixes que nada te impeça! :) BUENA SUERTE!

Etiquetas: